09/09/2010

Avaliação

Sentei-me na mesa deste bar depois de avaliar o quadro a minha costa. Quem sabe um dia farei uma  caricatura minha, priorizando os meus aspectos naturais.



Ali o artista desvendou as impressões que a índole e a alma deixaram na face dos meus amigos como vês: Luiz Gonzaga, Waldonnys, Dominguinhos, Eurídes com seu acordeom e outros.

Caricatura, historicamente vem do Italiano “caricare”: aumentar, exagerar. A caricatura é a mãe do expressionismo, desvendando aspectos da personalidade das pessoas através do jogo com as formas. Na história da arte foram pioneiros a utilizar-se contrapondo a idealização.

Com poucos traços ela distorce, enfatiza e exagera as características das pessoas. Caricaturistas famosos  logo faziam que um observador reconhecesse a personalidade que estava sendo estereotipada.


 Antoniêta Bonfim

13 comentários:

  1. muito lindas as caricaturas e tua forma de explicar sobre elas tbm.

    bju,

    francisca helena

    ResponderExcluir
  2. Antoniêta, estava com saudades daqui. E para surpresa minha, reencontro você dando aulas de História da Arte. Muito bem, amiga!


    Leandro

    ResponderExcluir
  3. Leandro, isto aqui pra mim é um apredizado, é muito bom quando podemos passar um pouco de cultura, voçê conhece; muitos não, obrigado amigo.

    ResponderExcluir
  4. Querida Antoniêta,

    assim que vi a sua foto com as caricaturas, lembrei de um barzinho aqui em Fortaleza que se chamava Cais Bar, você chegou a conhecer? Era na Praia de Iracema. Pois bem, tenho uma foto de costas para um painel de caricaturas com cantores da MPB, tais como Chico Buarque, Caetano Veloso, Fagner, Belchior, Nara Leão, Gal Costa e outros que nem lembro. Sua postagem me remeteu a esse bom tempo em que a Praia de Iracema era reduto da boemia intelectual de Fortaleza, e agradeço você por me fazer reviver muitos bons momentos! Lembre-me de mostrar-lhe esta foto quando vier aqui.

    Suas informações sobre “caricare” são muito preciosas!!!

    Beijos em seu coração!

    ResponderExcluir
  5. Valéria, que bom se estou te fazendo reviver momentos saudosos de tua vida. não conheci o bar,
    este ai é na casa do Eurides pai do waldones.
    obrigada e um beijo pra voçê.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns! Isto é enargia,arte de representar ou descrever em palavras ou escrito um objeto de forma tão viva, que parece ser realmente visto.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado querido Moacir, pra mim é gratificante
    ser entendida no que escrevo; um abraço.

    ResponderExcluir
  8. REALMENTE A CARICATURA É UMA GRANDE ARTE. RETRATAR UM PESSOA ASSIM , COM SUAS CARACTERISTICAS É INCRIVEL. BEIJOCAS AMIGA

    ResponderExcluir
  9. Obrigado amigo pela sua visita, sempre será um prazer recebé-lo nesta página. Pena que tive que parar de escrever, por causa da faculdade que tem obsolvido todo meu tempo, meu plano é de escrever um livro de contos e poesias, ainda irei conseguir, um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Me perdonhe por eu nao saber-me expresar nao sua lingua......adorei.
    Gracias Antonieta

    ResponderExcluir
  11. OBRIGADO AMIGO POR VISITAR ESTE ESPAÇO.

    ResponderExcluir
  12. Essas palavras são luz pra minha alma🌹

    ResponderExcluir